Projeto Poetas Rumo ao Novo Milênio

“Um convite à leitura.. sem pressa, para que possa ser apreciado cada momento e desfrutada cada frase contida nas obras. Um convite para que o leitor possa ver, sentir e deslumbrar a beleza, e perceber os tons suaves e delicados de cada poesia. Ao segurar em suas mãos e manusear este livro que faz parte do ‘Projeto Poetas Rumo ao Novo Milênio’, um passeio… uma viagem se iniciai, através do mundo da imaginação que os autores transportam ao leitor.” (trecho do livro POETAS RUMO AO NOVO MILÊNIO, 2020/2021, pag. 6)

Desde o primeiro Encontro da Poesia, que acontece a mais de vinte anos, o Projeto ‘Poetas Rumo ao Novo Milênio’ tem se tornado um grande diferencial para educadores da Escola de Educação Básica Professora Maura de Senna Pereira, Centro Educacional Padre Trudo Plessers, Secretaria Municipal de Educação de Pinheiro Preto e principalmente para alunos que podem descobrir um mundo de possibilidades através da poesia.

Um movimento que iniciou de uma ideia modesta dentro das escolas, tomou forma e hoje representa um marco cultural em Pinheiro Preto, que acolhe toda à comunidade e também os amantes da poesia.

Elaborar uma poesia que pode vir a fazer parte de um livro, fazer um desenho que pode ser a capa do mesmo, traz a responsabilidade de ser o autor de uma obra que será vista por todas as gerações futuras, mas com dedicação e leveza, os alunos e comunidade elaboraram a edição 2020/2021 do Livro Poetas Rumo ao Novo Milênio que ficou encantadora.

Na noite do dia 27 de novembro o Encontro da Poesia possibilitou a todos os presentes um momento de emoção e belíssimas apresentações.

O espetáculo contou a história de Tarsila Do Amaral e Oswald de Andrade que em uma viagem ao rio Grande do Sul passaram pela cidade de Pinheiro Preto, se distraíram ao admirar a cidade ainda sem nome, se encantaram com a beleza do lugar, do rio e das belas paisagens naturais, fazendo os viajantes perder o trem que seguiria viagem.

Durante o tempo que estiveram na cidade, saíram e interagiram com os locais, conhecendo cultura e conhecimento, interações estas que foram apresentadas para o público, em forma de dança, declamação, música, coreografias.

O final de evento teve uma bela apresentação de mágica, trazendo alegria e diversão para todos.

O Prefeito Gilberto Chiarani, fez uso da palavra para frisar a importância da administração municipal no incentivo e apoio na realização deste evento e principalmente do merecimento dos professores que iniciaram o projeto que hoje tem tamanha relevância.

Um belo exemplo desses educadores, pioneiros desta ação, é a Professora Fátima Joana Mazurek, que foi autora da frase que é título do projeto ‘Poetas Rumo ao Novo Milênio’ e também, autora da capa da terceira edição do livro, que juntamente à Professora Marilene Golin Bee e o Diretor Euzebio Calisto Vieceli, em 1999 tomaram frente à proposta que hoje tem tamanho destaque na história do município.

A palavra final ficou com Ademilson Einsweiler (Diretor da Escola Professora Maura de Senna), que expressou GRATIDÃO, aos alunos que dedicaram tempo e talento nos registros, aos educadores que estiveram ao lado fortalecendo e incentivando os educandos, aos familiares e toda comunidade que participou e à Administração Municipal e que através da Secretaria de Educação tem sido um alicerce de desenvolvimento de práticas que elevam a educação a um patamar de destaque.

Que este movimento cultural possa ser um referencial para outras redes de ensino, que assim como Pinheiro Preto, tem a sensibilidade de através da poesia, despertar o gosto pelo estilo poético e descobrir e fortalecer novos talentos.

A Secretaria de Educação tem investido e dedicado sua atenção para demonstrar aos alunos e para à comunidade o que uma gestão eficiente pode contribuir na construção de um mundo melhor.

O Prefeito Municipal Gilberto Chiarani, fez uso da palavra para frisar da importância da administração municipal no incentivo e apoio a este evento e principalmente do merecimento dos professores que iniciaram o projeto que hoje tem tamanha relevância.

Um belo exemplo desses educadores, pioneiros desta ação, é a Professora Fátima Joana Mazurek, que foi autora da frase que é título do projeto ‘Poetas Rumo ao Novo Milênio’ e também, autora da capa da terceira edição do livro, que juntamente à Professora Marilene Golin Bee e o Diretor Euzebio Calisto Vieceli, em 1999 tomaram frente à proposta que hoje se torna um marco cultural no Município de Pinheiro Preto.